segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como tingir a massinha de biscuit


Olá! Fazer biscuit é muito gostoso, mas no começo a gente pode se deparar com algumas surpresas desagradáveis, pois é um material que possui alguns segredinhos...Fazer o tingimento correto da massa é um deles. Vou mostrar aqui algumas dicas para se ter um bom resultado.


Primeiramente é preciso escolher um bom corante ou tinta, temos várias opções no mercado, existem corantes específicos para biscuit, às vezes é difícil de encontrar (dependendo da cidade em que você mora), mas como já faz muitos anos que eu trabalho com biscuit, me acostumei a usar tintas para tingir a massa. No começo eu utilizava muito a tinta a óleo em bisnaga, mas apesar de ser ótima para trabalhar ela é tóxica e não é muito bom para a saúde, porque você está sempre manuseando e entrando em contato direto com a tinta. Então testei tinta de tecido, e tinta P.V.A. e corantes em geral, mas me acertei bem com a tinta acrílica de bisnaga, pois ela é mais consistente e concentrada, não alterando muito o ponto da massa. Não há nenhum problema em se usar tinta de tecido ou P.V.A., só deve-se tomar cuidado, pois elas são mais fluidas e, portanto podem alterar a consistência da massinha de biscuit.


Além disso, a massa natural deve ser primeiramente tingida de branco, para só depois se adicionar a cor desejada, fazendo isto, você evita que a massa fique transparente ao secar. Exceto quando você desejar um vermelho bem vivo, eu particularmente coloco bem pouquinho (bem menos que para as outras cores) de tinta branca quando desejo vermelho, assim a cor fica bem viva e evitamos o aspecto transparente. Já para tingir a massa preta eu não utilizo a tinta branca, pois quando seca dificilmente fica transparente, a não ser que você tenha colocado pouca tinta.


Outro fator que influencia bastante no resultado final do trabalho, é que devemos levar em conta que a cor da massa escurece dois a três tons depois de seca, por isso, devemos tingir sempre um pouquinho mais claro do que desejamos que fique quando pronta a peça.


Uma coisa importante que não diz respeito ao tingimento, mas que deve se mencionada é que a massa também encolhe quando seca, cerca de 20 a 30%, mais um segredinho do biscuit.
      


        Com o tempo, vamos nos acostumando com as particularidades do material, que é muito gostoso de trabalhar e gratificante quando vemos a peça pronta!


Aí vai um passo a passo do tingimento da massa:








Estou usando tinta acrílica de bisnaga na cor vermelha.




Coloque pouca tinta, é melhor porque não suja muito as mãos, a tinta acrílica seca rápido, então quanto menos sujar sua mão, mais fácil será para tingir a massinha.










Se precisar coloque mais tinta, faça isso até encontrar o tom desejado, não esquecendo que escurecerá um pouquinho.



Está pronto para trabalhar! Divirta-se!
Beijos da Mi.



14 comentários:

  1. Que legal! Adorei saber como se faz a massa de biscuit, quem sabe um dia posso tentar! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mexer com essa massinha!Claro que podes tentar!Tem coisas lindas que podes fazer, para enfeitar a casa, dar de presente, estou aqui pra te ajudar..bjão Flor!

      Excluir
  2. Adorei a dica, exatamente o que eu tava querendo saber, obrigada :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por visitar meu blog Iara! Qualquer coisa pode perguntar! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelas informações! vou tentar... beijo. :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaqueline! Qualquer coisa é só perguntar! Bom trabalho! Beijos! Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  6. Adoro Biscuit,
    obrigada pelas dicas!
    beijos!

    http://decorarcomtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mas se colocarmos um pouco de branco na massa ela puxará para outro TOM.Por ex. o preto ficará com uma carinha de 'cinza',cor Chumbo',o vermelho puxará para um Rosa ou um vermelho Pastel. Eu sempre usei tinta a óleo sem branco e não ficam transparentes qdo secam,agora qdo quero tons pasteis ai sim uso o branco.

    ResponderExcluir
  8. Tinta Acrílica para tingir a massa é bem mais complicado,a massa fica com outro aspecto,o certo é com tinha óleo,tinta a base de água( tecido),nunca use tinta acrílica e nem plástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, entendo seu ponto de vista... Eu prefiro utilizar a tinta acrílica pois a tinta óleo é tóxica, prejudica a saúde... já utilizei, mas por este motivo, não uso mais. Se vc ler novamente a matéria, verá que no preto, eu não indico a utilização da tinta branca e no vermelho, bem pouquinho, pois acho que precisa... Obrigada pelas suas contribuições Unhas criativas! apareça sempre por aqui! Abraço!

      Excluir
    2. Eu tenho muitos anos de experiência com biscuit, e se vc olhar os meus trabalhos, verá que a massa não fica com aspecto estranho, aliás acho que vc deveria tentar, pois a tinta à óleo, é prejudicial a saúde, o efeito é lindo, mas fácil, mas eu não utilizo mais e não indico pra ninguém utilizar...

      Excluir
  9. OLA! AMEI SUA MATÉIRA, SOU ARTESÃ DESDE CRIANÇA E ESTOU COMEÇANDO NO BISCUIT SÓ AGORA, NESTAS ÚLTIMAS SEMANAS ATÉ HJ EU ANDEI LENDO MUITOS BLOG'S A RESPEITO, ASSISTINDO MUITOS VÍDEOS, EM FIM ANDEI ESTUDANDO BASTANTE, E PARTICULARMENTE SOU FANÁTICA POR TINTAS ACRÍLICAS, JÁ NÃO USO AS TINTAS A ÓLEO FAZ MUITO TEMPO, PRINCIPALMENTE POR SER PREJUDICIAL A SAÚDE. TENHO AQUI NO MEU PC VÁRIAS RECEITAS DA MASSA DE BISCUIT E HJ DE NOITE VOU FAZER MINHA PRIMEIRA MASSA, VOU TENTAR NEH! VOU ESCOLHER UMA RECEITA, E FAREI, ESPERO Q DÊ CERTO. E AGRADEÇO A VC POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS COM TODOS, MUITO OBRIGADA MESMO, QUE DEUS ABENÇOE VC E TODOS OS SEUS TRABALHOS SEMPRE, MUITO SUCESSO PARA VC! UM GRANDE BEIJO.

    ResponderExcluir
  10. AHH! EM BREVE IREI COMEÇAR A POSTAR MEUS TRABALHOS E ETC NO MEU BLOG Q POR ENQUANTO SÓ ESTÁ NO AGUARDO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Silvia!! É muito bom ver que posso ajudar! Desculpe não ter visto antes o seu comentário, é que andei muito na correria neste final de ano... Mas fiquei muito feliz de ver que posso te ajudar! Qualquer coisa pode me perguntar, se quiser também pode curtir minha página no face https://www.facebook.com/Demassinha?ref=hl, e também pode me mandar um e-mail michele_rq@yahoo.com.br! Um feliz 2014! Deus abenções vc também! Abraço!

      Excluir